O que influencia a inovação: o livro “Efeito iguana” aborda a pré-disposição do desenvolvimento da inovação, através da cultura seja em um país ou empresa

por Editor Whow em 29 de novembro de 2019
Parte do livro “Efeito iguana” da colunista de Whow! Graziela di Giorgi aborda a pesquisa do psicólogo holandês Geert Hofstede, que fala da pré-disposição do desenvolvimento de inovação, através da cultura seja em um país ou empresa.

Cultura da inovação
Nela existe o Índice de Distância do Poder (IDP), no qual quanto mais alto mais submissos nós somos e quanto mais baixo menor esta taxa. E no outro eixo está o Índice de Aversão a Certeza (IAC), em que quanto mais à direita maior é a aversão ao erro e quanto mais à esquerda menor ela será.

Graziela aponta que os Estados Unidos, Reino Unido e os países escandinavos são mais propensos e terem novas ideias, uma vez que possuem baixos IDP e IAC. No entanto, o Brasil, hoje, se encontra ao lado da Rússia, segundo a autora e colunista, pois existe uma alta aversão ao erro e com uma alta na taxa de discordar com chefes, além de buscarmos a concordância normalmente. Ela também diz que precisamos diluir as adversidades para incentivar a inovação.

Para que a inovação flua nas empresas, Graziela fala que é necessário emitir a própria opinião e ter um espaço aberto à divergência. Mas quando uma companhia possui uma alta aversão ao erro e submissão à liderança, desenvolve-se um comodismo.

Gostou do vídeo? Se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCtxlmt8Ggyyq-XOCPbFA-bg. Receba os nossos principais

Fonte: https://www.whow.com.br/

 

CategoriaSem categoria

© 2018 - Todos os direito Reservados - logo consis

Open chat
Entre em contato
Olá, Podemos ajudar?